Review | Clair Obscure Expedition 33

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Clair Obscure Expedition 33 lançado no dia 24 de Abril de 2025 para as plataformas Playstation 5, Xbox serie X, pc via Steam e Epic conta uma história que se passa em 1933, onde um grupo de cientistas e soldados da “Expedição 33” é enviado para investigar um fenômeno sobrenatural em uma floresta amaldiçoada na Europa Oriental, essa expedição sempre tem varias equipe que começou com 100 e vai em ordem decrescente, saindo do ponto de Lumière.

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Tomando lugar em uma Paris alternativa da Belle Époque (chamada “Ilha de Lumière”), o mundo foi devastado por um evento cataclísmico, Anualmente ocorre o “Gommage” a Peintresse pinta um número decrescente e café pessoas com idade ≥ número desaparecem, Para interromper esse ciclo fatal, um grupo de voluntários parte para caçar a misteriosa pintora dos números, começamos com Gustave, Maelle, Luna, logo em sequencia temos Sciel e monoco, mais pra frente temos a entrada de Verso na equipe e o jogo ele nos trata com uma maneira muito forte a Morte, pois boa parte ou quase total lida com o assunto da morte e como lidamos com essa situação, e o verso de verdade encontramos por um tempo no decorrer do jogo.

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O jogo ele realmente é muito bonito e tem uma história profunda e uma mecânica nos dias de hoje quase não utilizada em grande jogos Triple A, RPG por turnos com elementos em tempo real. Em turno, você escolhe entre usar itens, ataques corpo a corpo para ganhar pontos de habilidade (PA) ou gastar PA em ataques distantes/skills. Possui mira tipo Persona 5,Parry, esquiva, salto e quick-time events durante combates defensivos; todos exigem timing preciso e podem transformar o desfecho de uma luta, também temos na criação dos nossos personagens a Sinergia Personagens têm builds únicas, com Pictos (que podemos utilizar eles de forma como equipar armaduras ou coisas assim já que o jogo o que temos de trocas não passa nada mais de cosméticos, porem todos os Pictos tem habilidades passivas nas quais com 4 lutas já podemos comprar com as Luminas) e Luminas (prontos parar comprar habilidades passivas); armas elementais interagem com fraquezas e resistências situacionais.

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A parte de exploração do jogo o Mapa progressivo, com áreas desbloqueáveis por habilidades; acampamento serve para fortalecer vínculos, aprimorar gear e desbloquear golpes especiais quanto mais nível vc tiver de amizade com o bicho que te carrega vc começa a voar ou entrar em certos lugares no mar que não pode inicialmente, o que me incomodou nesse jogo, que quanto mais você evolui em teoria mais forte você fica, porém tem inimigos que vc só tira dando fazendo Party e ainda tem o tempo certo para tal dinâmica, pois se vc ataca com seus personagens mais fortes tira muito pouco dando mesmo que você solte um ataque que tira 100 mil de dano acaba não saindo nem uma ponta da vida do inimigo, mas de uma forma geral é um jogo maravilhoso eu daria uma nota de 8/10 para esse jogo e aproveitem nas plataformas que tem ele.

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